terça-feira, outubro 5

Resultados das eleições no primeiro turno

Foi publicado hoje, na pg 2 do jornal O Estado de São Paulo, um excelente artigo do Prof. Aldo Fornazzieri sobre o resultado das eleições do dia 3 passado para o primeiro turno. Uma visão lúcida, realista e acurada da conjuntura em que iremos, daqui a um mês, votar num segundo turno para escolher entre Dilma Roussef e José Serra.
Recomendo a todos a leitura dessa artigo. O que eu tinha a intenção de publicar aqui no blog AnEx ele já de seu ao trabalho de escrever, aliás, de modo brilhante.
Dito isso, gostaria de acrescentar alguns pontos, evidentemente não para corrigir, nem para completar ou emendar o artigo do Prof. Aldo. Apenas algumas opinião minhas adicionais.

1.                      Toda a campanha eleitoral e a eleição se movimentaram em torno de um único personagem, chamado Luiz Inácio Lula da Silva. Oposição e situação tiveram de se conformar aos papéis que lhes couberam como coadjuvantes.
2.                      Por isso, não houve confronto. O Lula comandou tudo, mas não ganhou, por que não houve corrida. Foi forfait. Não houve disputa e não ocorreu a esperada polarização PT x PSDB ou Lula x FHC. Os adversários do Lula já tinham jogado a toalha muitos anos antes, enquanto o Lula nunca desceu do palanque, desde que foi eleito.
3.                      O Serra não perdeu, por que foi para o segundo turno. Mas também não ganhou.
4.                      A Dilma não ganhou, por que não foi consagrada no primeiro turno.
5.                      Aliás, a confiança exagerada do Lula em seu próprio carisma levou-o a estabelecer publicamente alvos que não conseguiria atingir: eleger os governadores dos principais estados, eleger a Dilma no primeiro turno, acabar com a raça deles (Dem). Conseguiu tirar do Senado o Tasso, o Arthur Virgílio, o Marco Maciel. Tendo estabelecido alvos tão pretenciosos e abrangentes, cometeu a proeza de fazer um poste ganhar o maior número de votos, mas as suas vitórias vieram com sabor de derrota. Basta olhar as expressões nas fotos do velório comemorativo da vitória da Dilma no primeiro turno.
6.                      Houve apenas uma vitória marcante e inesperada: Marina Silva, que perdeu a eleição. A partir de agora a questão ambiental vai ficar oficializada na agenda política do País, graças a ela. Não se vão mais dizer impunemente coisas como “interessa mais o desenvolvimento econômico do que a salvação do mico-leão”.

Não é de se estranhar a falta de entusiasmo e de agitação nesta eleição. A notícia mais importante, depois da votação inesperada da Marina, foi a vitória esmagadora do Tiririca.

PS – Ok, eu sei: segundo turno é outra eleição. Será que o Serra consegue assumir uma atitude de oposição real, sem perder credibilidade? E será que isso vai funcionar, em número de votos? Aguardem, senhores, sensacional continuação desse espetáculo. A seguir.

PMA out 2010

Nenhum comentário: