ASBPM
Pesquisa I:
Planejamento e Gerenciamento de um Projeto de Pesquisa
Professor Pergentino Mendes de Almeida
1. As Etapas de uma Pesquisa
· planejamento e orçamento
· briefing e objetivos
· o quê a pesquisa deve oferecer
· tarefa do diretor do projeto
2. Planejando um questionário: diagrama de blocos
· início
· filtros
· ciclos de perguntas
· saltos condicionados
· finalização e dados de qualificação
· tamanho do questionário e duração da entrevista
3. A formulação de perguntas e do questionário final
· perguntas abertas
· dicotomias verdadeiras e nem tanto
· escolhas múltiplas
· perguntas abertas
· a estruturação do questionário
Público-alvo
Pesquisadores de mercado, mídia e opinião, empresários de pesquisa, compradores de pequisa, gerentes de produto e/ou de Marketing em empresas-clientes, jornalistas voltados para o tema de pesquisas e demais interessados.
Objetivo
Sistematizar o processo de realização de uma pesquisa, da definição de objetivos à redação de um questionário a ser aplicado em campo. O curso explica de maneira simples as etapas da realização de uma pesquisa e propõe uma atitude ao diretor do projeto que garanta a objetividade do estudo e a utilidade dos resultados. Os alunos participarão de uma rodada de aplicação das técnicas expostas.
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de planejar um projeto de pesquisa e de avaliar o planejamento e a execução de projetos feitos por outros.
Carga horária, endereço e datas
12 horas, distribuídas em dois dias consecutivos: 24 e 25 de agosto de 2010, das 9:00 hs às 17:30 hs.
Endereço: Didata - Rua Capitão Cavalcanti, 39 - Vila Clementino S. Paulo
(próximo à Estação Vila Mariana do Metrô - acessem o site da Didata ou ASBPM para informações sobre facilidades de estacionamento)
Endereço: Didata - Rua Capitão Cavalcanti, 39 - Vila Clementino S. Paulo
(próximo à Estação Vila Mariana do Metrô - acessem o site da Didata ou ASBPM para informações sobre facilidades de estacionamento)
Investimento: R$ 800,00
Reservas com Lívia da SBPM:
Pergentino Mendes de Almeida
Diretor-Presidente da LPM (Levantamentos e Pesquisas de Marketing), professor do curso de pós-graduação em Pesquisas da Faculdade Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo, Pergentino faz parte do Conselho de Notáveis da ABEP (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas de Mercado, Opinião e Mídia). Pergentino foi Diretor de Criação, Produção (Lintas) e Planejamento em várias agências de propaganda importantes (Lintas, CIN/Leo Burnett, Norton), antes de fundar a LPM.
Escreveu vários ensaios e artigos publicados em revistas especializadas europeias e brasileiras e foi autor de palestras e conferências marcantes (“Pesquisas Motivacionais”, “A Personalidade do Brasileiro Através da Propaganda”, “O Quê Dá Recall”, “Os Rumos da Pesquisa” e outras).
Pergentino foi o pioneiro das Discussões em Grupo no Brasil , em 1964. Foi o primeiro brasileiro a publicar um artigo na revista internacional da ESOMAR (“The Group Discussion Methodology”), onde ele defende a idéia de que as investigações qualitativas em grupo não constituem uma metodologia, mas sim uma família de metodologias, com características distintas.
Pergentino criou um sistema de simulação de Reach & Frequency, que cobre televisão, rádio, outdoor, cinema, jornais, revistas, e propicia simulações multimídia de planos de propaganda; com ele, venceu o IBOPE e a Marplan (hoje IPSOS) numa concorrência pela melhor técnica, promovida pela Central de Rádio e julgada pelos especialistas do Grupo de Mídia. Com o fechamento da antiga Central de Rádio, razões de ordem comercial determinaram a descontinuação desse serviço, cerca de três anos depois.
Pergentino também introduziu no Brasil o Day-After Recall em 1973 e, dez anos depois, em 1983, introduziu com sucesso o sistema BASES de simulação de mercados de teste (STMs), conquistando contas internacionais para o sistema, que foi posteriormente comprado pela ACNielsen em nível mundial.
Lecionou na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Fundação Cásper Líbero, na Fundação Brasileira Marketing, na ADVB. Há mais de vinte anos vem dando cursos de análise estatística e análises multivariadas na antiga SBPM e agora na Faculdade Escola de Sociologia e Política de São Paulo e na ABEP.
Recentemente foi eleito Diretor Cultural da ASBPM.
Além de sua atuação reconhecida em Pesquisa de Mercado e de Opinião (na LPM Research), Pergentino também oferece seus serviços (na Anex – Analytical Expertise & Scenarios) como consultor de Análise de Dados, Tendências, Planejamento Estratégico de Longo Prazo e facilitador de projetos de Cenários Prospectivos. É membro profissional da World Futures Society,
Nenhum comentário:
Postar um comentário