quarta-feira, agosto 11

Curso meu na ASBPM

Pessoal, este é um curso que resume a prática do planejamento de pesquisas e da tarefa do Diretor de Projetos.  Bom para planejadores, marqueteiros, diretores de estudos, analistas, encarregados de atendimento a clientes e, lógico, para clientes saberem o que pedir e o que exigir do fornecedor no planejamento de uma pesquisa. Em suma, o conhecimento que falta a todos os órgãos públicos que fazem leilão reverso e às grandes empresas que terceirizam o problema da qualidade dos dados de que dispõem,


ASBPM
Pesquisa I: 
Planejamento e Gerenciamento de um Projeto de Pesquisa


Professor Pergentino Mendes de Almeida

1. As Etapas de uma Pesquisa

·   planejamento e orçamento
·   briefing e objetivos
·   o quê a pesquisa deve oferecer
·   tarefa do diretor do projeto

2. Planejando um questionário: diagrama de blocos

·   início
·   filtros
·   ciclos de perguntas
·   saltos condicionados
·   finalização e dados de qualificação
·   tamanho do questionário e duração da entrevista

3. A formulação de perguntas e do questionário final

·   perguntas abertas
·   dicotomias verdadeiras e nem tanto
·   escolhas múltiplas
·   perguntas abertas
·   a estruturação do questionário
Público-alvo

Pesquisadores de mercado, mídia e opinião, empresários de pesquisa, compradores de pequisa, gerentes de produto e/ou de Marketing em empresas-clientes, jornalistas voltados para o tema de pesquisas e demais interessados.

Objetivo

Sistematizar o processo de realização de uma pesquisa, da definição de objetivos à redação de um questionário a ser aplicado em campo. O curso explica de maneira simples as etapas da realização de uma pesquisa e propõe uma atitude ao diretor do projeto que garanta a objetividade do estudo e a utilidade dos resultados. Os alunos participarão de uma rodada de aplicação das técnicas expostas.
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de planejar um projeto de pesquisa e de avaliar o planejamento e a execução de projetos feitos por outros.

Carga horária, endereço e datas

12 horas, distribuídas em dois dias consecutivos: 24 e 25 de agosto de 2010, das 9:00 hs às 17:30 hs.
Endereço: Didata - Rua Capitão Cavalcanti, 39 - Vila Clementino S. Paulo
(próximo à Estação Vila Mariana do Metrô - acessem o site da Didata ou ASBPM para informações sobre facilidades de estacionamento)

Investimento: R$ 800,00
Reservas com Lívia da SBPM:
 (11) 3073-0720
Vagas limitadas. Se não houver reservas suficientes, a SBPM se reserva o direito de cancelar o curso.

Pergentino Mendes de Almeida

Diretor-Presidente da LPM (Levantamentos e Pesquisas de Marketing), professor do curso de pós-graduação em Pesquisas da Faculdade Escola de Sociologia e Política do Estado de São Paulo, Pergentino faz parte do Conselho de Notáveis da ABEP (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas de Mercado, Opinião e Mídia). Pergentino foi Diretor de Criação, Produção (Lintas) e Planejamento em várias agências de propaganda importantes (Lintas, CIN/Leo Burnett, Norton), antes de fundar a LPM.

Escreveu vários ensaios e artigos publicados em revistas especializadas europeias e brasileiras e foi autor de palestras e conferências marcantes (“Pesquisas Motivacionais”, “A Personalidade do Brasileiro Através da Propaganda”, “O Quê Dá Recall”, “Os Rumos da Pesquisa” e outras).

Pergentino foi o pioneiro das Discussões em Grupo no Brasil, em 1964. Foi o primeiro brasileiro a publicar um artigo na revista internacional da ESOMAR (“The Group Discussion Methodology”), onde ele defende a idéia de que as investigações qualitativas em grupo não constituem uma metodologia, mas sim uma família de metodologias, com características distintas.

Pergentino criou um sistema de simulação de Reach & Frequency, que cobre televisão, rádio, outdoor, cinema, jornais, revistas, e propicia simulações multimídia de planos de propaganda; com ele, venceu o IBOPE e a Marplan (hoje IPSOS) numa concorrência pela melhor técnica, promovida pela Central de Rádio e julgada pelos especialistas do Grupo de Mídia. Com o fechamento da antiga Central de Rádio, razões de ordem comercial determinaram a descontinuação desse serviço, cerca de três anos depois.

Pergentino também introduziu no Brasil o Day-After Recall em 1973 e, dez anos depois, em 1983, introduziu com sucesso o sistema BASES de simulação de mercados de teste (STMs), conquistando contas internacionais para o sistema, que foi posteriormente comprado pela ACNielsen em nível mundial.

Lecionou na Escola Superior de Propaganda e Marketing, na Fundação Cásper Líbero, na Fundação Brasileira Marketing, na ADVB. Há mais de vinte anos vem dando cursos de análise estatística e análises multivariadas na antiga SBPM e agora na Faculdade Escola de Sociologia e Política de São Paulo e na ABEP.

Recentemente foi eleito Diretor Cultural da ASBPM.

Além de sua atuação reconhecida em Pesquisa de Mercado e de Opinião (na LPM Research), Pergentino também oferece seus serviços (na Anex – Analytical Expertise & Scenarios) como consultor de Análise de Dados, Tendências, Planejamento Estratégico de Longo Prazo e facilitador de projetos de Cenários Prospectivos. É membro profissional da World Futures Society,





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