segunda-feira, dezembro 20

Elogio à cafonice oficial

Prá não dizerem que sou do contra, aqui vai um elogio à reforma do Parque da Água Branca


Eu continuo frequentando o Parque da Água Branca. Está ficando uma beleza. Onde antes havia mato fechado, resto da Mata Atlântica - essa coisa selvagem de antigamente - fizeram um canteiro lindo, com pistinha de Cooper de pedregulhos. Encantador! 


É bem verdade que essa pistinha no meio do canteiro é desnecessária, já que o Parque todo era uma pista de caminhada e de corrida bem maior. Era. Será que vai deixar de ser?


Não dá para saber, que estão destruindo, isto é, refazendo tudo. Tudo o que era mal conservado agora está envernizado e enfeitado de placas comemorando a inauguração pelo Governador, o Vice, o Secretário e a Primeira Dama.


No espaço de leitura, que já existia, botaram um guarda sol em uma mesinha, e mais um banco e outra mesinha nova, e um enorme cartaz anunciando "Espaço de Leitura". Do lado, mais uma placa de bronze comemorando o feito heróico dos nossos eminentes dirigentes e delicadas demas, inaugurando a placa ao lado.


Hoje, de qualquer recanto do Parque, a gente vê os prédios em volta, o movimento dos carros da Av. Matarazzo ou na Rua Ministro Godoy, tudo como se estivessem dentro do Parque. Uma total integração paisagística. Os bosques e touceiras estão sendo substituídos por canteiros parecidos com os das portarias dos prédios de alto padrão que circundam o Parque. Assim fica tudo harmonizado, moderno, um encanto! - tudo de alto luxo.


Sugiro que a obra se complete pelo asfaltamento da arena central; e ainda que a Rua Dr. Cândido Espinheira rasgue o Parque em dois, para dar vazão ao tráfego cada vez mais congestionado ao seu redor, fruto da especulação imobiliária. Progresso, é isso mesmo! E a Secretaria da Agricultura poderia vender ou arrendar lojinhas ao longo dessa artéria, expulsando de vez as galinhas a pavões que sujam as alamedas. Se possível, também os pombos e maritacas.


Se, além disso, a gente botar abaixo aquela velharia do pergolado e fizer uma arcada supermoderna, o espaço pode ser arrendado para o McDonald's, com grande vantagem para os cofres públicos e seus guardiões. O McDonald's ficaraia incumbido da manuitenção do gramado em volta, sem despesas para a Secretaria da Agricultura. Tipo PPP ou algo assim.


(a) uma entidade que assombrou PMA em 20/12/2010

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, dá vontade de chorar... quanta hipocrisia! Numa época onde a questão ambientalista desperta tantos entusiastas, e gente que empunha essa bandeira espalhada aos montes por aí.., sem dar exemplo de nada!
Ontem assisti a uma cena que me chocou profundamente - o corte de uma árvore centenária para servir de enfeite no Rockfeller Center em NY, e documentada pela imprensa inteira como se fosse motivo de festa e orgulho.... Choquei!
Mas segundo Sai-baba, estamos numa época de iluminação, e por causa dessa LUZ é que passamos a enxergar tanta podridão...um paradoxo não? Beijo! Vania.