terça-feira, março 22

Novo curso da FESP: Futuros e Cenários



Aprendendo e ensaiando com os futuros: como enfrentar o imprevisível

De 7 de maio próximo a 2 de julho, todos os sábados à tarde, estarei ministrando um curso de extensão universitária na FESP (Faculdade Escola de Sociologia e Política de São Paulo), a tradicional e mais antiga instituição de ensino de política e ciências sociais.



O curso examinará as metodologias de previsões, análise de tendências e "futuring", com ênfase na metodologia da construção de cenários de futuros alternativos para elaboração de estratégias robustas de longo prazo e monitoramento de tendências.


 Ao que me consta (salvo melhor informação), é um curso pioneiro no Brasil. Existem seminários e conferências eventuais a respeito, mas não um curso metodicamente estruturado como este. 


A metodologia de Cenários é adotada em quase todas as sedes das grandes corporações mundiais e por órgãos governamentais de muitos países. Ironicamente, o curso pioneiro na América Latina me parece ter sido na Venezuela, já tendo começado ainda em 2011.


O curso terá a duração de dois meses e um sábado (total de 9 tardes, 32 horas), das 13:00 às 17:00 hs.  Uma atração adicional é o fato de ele incorporar aulas expositivas com workshops e trabalhos em grupo. 


Não se trata apenas de uma inovação em métodos de ensino: o curso pretende demonstrar a metodologia de Cenários pela prática em aula, de modo a que os alunos, ao seu fim, tenham conhecimento e experiência suficientes para adotar a prática de Futuring e Cenários imediatamente em suas empresas.


Veja ao lado o conteúdo detalhado das aulas, dia a dia. Ou acesse o site da FESP, onde poderá comunicar-se com a Secretaria e, se desejar, fazer sua inscrição.


http://twixar.com/FtuVl2af4




PMA, mar/2011

Nenhum comentário: